Apetite de mau gosto

azul da cor do magro

A vontade de chamar esta matéria de “A dieta dos Smurfs” foi grande. Mas resolvi tratar o assunto com a seriedade de sempre. Afinal, para quem encara o desafio, perder peso não é fácil. Mas pode ficar, se o prato for azul.

Leia mais:

Pratos coloridos mudam o sabor da comida – Está tudo no cérebro
Acerte no pedido – Confira a lista das armadilhas

Encontrar muita cor nos alimentos é ótimo. Mas, quando pensamos nas cores a seu redor, as coisas mudam de figura.

Já vimos como fatores externos, como a cor dos objetos da refeição, influenciam na percepção do gosto. A novidade agora é saber que também podem fazer com que percamos a fome.

Procurando comer menos? A dica é trocar a cor dos utensílios de cozinha e escolher o azul. Existem alguns motivos, já cientificamente comprovados.

Um deles explica que azul é o tom que mais inibe o apetite, por um motivo evolutivo. Com excessão das blueberries (que são púrpura), não há na natureza nenhum alimento azul. A não ser que esteja estragado e com fungos. Por isso, a evolução nos ensinou a evitá-los, mesmo sem perceber.

Outro fato é que o pigmento em questão tem contraste menos atraente para a maioria dos alimentos. O ideal é evitar pratos que combinam com a comida que está sendo servida – como pratos brancos e massa com molho branco, por exemplo. O motivo é que, como há menos contraste, podemos acabar comendo mais.

A dica é utilizar estes indicativos a nosso favor. Para controlar a “voracidade”, tenha na mesa pratos, guardapanos ou o jogo americano da cor azul. Outra, mais criativa, sugere colocar uma lâmpada azul na geladeira.

Tags: , ,