Antes ela do que eu

Antes você do que eu

Sentindo-se deprimida? A saída pode estar nas redes sociais. Estudo mostra que buscamos ver conhecidos em situação pior, para ficarmos melhor na comparação. O comportamento pode ser considerado reprovável, mas é difícil esconder a verdade.

Leia mais:

Conectados até o fim – Pense melhor na sua relação com o aparelho
É hora de olhar para a frente – Identifique um comportamento que você não aprova


O filósofo alemão Friedrich Nietzsche cunhou uma frase que bem pode ser empregada para falar do assunto: “Se olhares demoradamente para dentro do abismo, o abismo olhará para dentro de ti”. Mas outra, bem mais popular, pode resumir melhor a situação: pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Quando vemos os amigos em uma balada, através das fotos do Facebook, nos sentimos mal. Simplesmente não dá para esconder a inveja de não estar junto. Pois o contrário não só é verdade, como fato científico. Isso quer dizer que observar conhecidos em situação pior que a nossa nos faz sentir bem.

Um estudo da Ohio State University, recentemente publicado na revista Computers in Human Behavior, testou o comportamento ao computador de 168 universitários. Diante de rostos de desconhecidos, eles deveriam atribuir classificações sobre os sentimentos percebidos à distância.

Não importando o resultado, metade foi informada de que foi bem-sucedida, enquanto a outra metade recebeu notas ruins. A intenção era formar um grupo de pessoas confiantes, e outro com pessoas com baixa auto-estima.

Em seguida, todos puderam navegar em uma rede social, onde estavam abertos oito perfis diferentes. Nas timelines disponíveis, era possível ver (ou não) sucesso profissional e interação com amigos.

Como resultado, foi observado que quem foi mal no teste passou mais tempo navegando nos perfis de pessoas aparentemente mal sucedidas. Sem perceber, estes voluntários buscavam um contexto em que sua própria realidade parecesse melhor. Esta é a explicação do por que pessoas deprimidas adoram ouvir músicas com histórias de perdas amorosas. Acreditar que poderia ser pior nos faz aceitar uma situação complicada.

Tags: , ,