Amigos virtuais, problemas reais

Amigos virtuais, problemas reais

Estressada demais e não sabe por quê? A origem de seus problemas reais pode estar no mundo virtual. Estudo da Escola de Negócios da Universidade de Edimburgo revela que amigos demais no Facebook são garantia de problemas emocionais – o que reflete também no peso. 

Leia mais:

Como interpretar e-mails – Será possível ler as intenções por trás das mensagens?
Você, robô – Estamos nos comportando como iDiots

Avaliar alguém pelo número de amigos que tem no Facebook sempre foi sinal de prestígio. A partir de agora, possivelmente podemos ter pena destas pessoas.

Segundo a pesquisa escocesa, parte de um doutorado supervisionado pelos professores Adam Joinson e Avi Shankar, quanto mais círculos sociais integramos, maior a garantia de stress. Ainda, ter empregados, pais e parentes na sua timeline é certeza de ansiedade.

O estudo revela que fazemos parte de, em média, sete círculos sociais distintos. O primeiro é formado por pessoas que conhecemos na vida real. Os demais agregam irmãos, parentes que não vemos com frequência, amigos dos amigos e colegas de trabalho.

Como curiosidade, aparentemente somos mais ligadas aos ex que aos atuais maridos e namorados. 56% das pessoas estão conectadas aos “oficiais”, enquanto 64% ainda mantêm laços com personagens do passado. Foram entrevistadas 300 pessoas, com média de idade de 21 anos.

Aparentemente, os problemas começam quando se confronta diferentes versões de si mesma. Ou seja, quando começamos a nos enxergar pelos olhos (e palavras) dos outros.

Já vimos como amigos influenciam no nosso peso. O que não era de se esperar era que o fizessem também à distância. Isso porque o stress ativa no cérebro a produção da proteína UCN3 e, nas glândulas suprarrenais, o hormônio cortisol. Desequilibrada, esta química interna desperta a vontade de comer. Ao mesmo tempo em que diminui a sensação de saciedade.

A recomendação dos cientistas é de que você use mais as ferramentas de privacidade da rede social. Se pensar bem, deixar de ver no timeline posts daquela pessoa não vai fazer tanta falta assim. O alívio você vai sentir até na balança.

Tags: , , , ,