Altitude reduz peso

Altitude reduz peso

Para quem deseja prevenir-se da obesidade, a dica é mudar-se para um CEP em altitudes elevadas. Estudo revela que habitantes de cidades com 400 metros ou mais acima do nível do mar têm menos chance de acumular peso em excesso.

Leia mais:

Meu pulo do gato – Veja como perdi e mantenho longe mais de 60 quilos
Reeducação alimentar – Conheça o cardápio que mudou a minha vida

Hábitos alimentares saudáveis e exercícios são a fórmula padrão para quem deseja perder a barriga.

Entretanto, cientistas estão incluindo uma nova recomendação para quem deseja prevenir-se da obesidade: mudar-se para locais de altitude elevada.

Pesquisa da Universidade de Navarra (Espanha) revelou que os habitantes de cidades localizadas 456 metros ou mais acima do nível do mar têm 13% menos risco de desenvolver obesidade.

Os especialistas acreditam que o fenômeno resulta da resposta natural do organismo a ambientes com menos disponibilidade de oxigênio.

Aparentemente, nestas condições, ao aumentar a produção do hormônio leptina, o organismo suprime o apetite.

O estudo, que foi apresentado no Congresso Europeu de Obesidade, observou 9.300 voluntários, de peso considerado ideal, por oito anos.

A explicação está na evolução.

Com esta alteração no metabolismo, o organismo dos seres humanos pôde adaptar-se a viver com menos alimentos em ambientes de ar rarefeito, onde a caça era mais escassa.

Com mais de oito mil quilômetros de litoral, a maior parte das metrópoles de nosso país encontra-se ao nível do mar, o que exclui grande parte da população deste benefício geográfico.

Entretanto, o fator não parece ter tanta influência assim.

Isso porque, mesmo estando a cidade de São Paulo a uma altitude média de 760 metros, a obesidade atinge cerca de 30%.

Tags: , , , , ,