Água no feijão

Água no feijão

Quando vemos as porções, não imaginamos o tamanho da encrenca. Com esta ideia, os fotógrafos Peter Menzel e Faith D’Aluisio viajaram o mundo para documentar o quanto cada família consome de alimentos em uma semana.

A cada parada, pratos a mais na mesa – e mais água no feijão. A série Hungry Planet envolveu viagens por 24 países de todos os continentes. Foram registrados os hábitos alimentares de 30 famílias, inclusive com o gasto semanal desembolsado. Com este estudo, é possível avaliar o peso extra que famílias das cidades urbanizadas acumulam, através do consumo excessivo de alimentos indutrializados – bem aqueles que carregam enormes quantidades de açúcar escondido. Já vimos em uma outra matéria como são diferentes os alimentos do café da manhã de cada cultura.

Acompanhe a seguir a galeria de fotos, para visualizar e entender as diferenças. Principalmente nos custos de vida de cada lugar.

Austrália

A família Brown, de Riverview (Austrália), cercada pela comida de uma semana: Doug Brown, 54, e sua esposa Marge, 52, com a filha Vanessa, 32, e os netos Rhy, 12, Kayla, 15, John, 13, e Sinead, 5. Métodos de cozinhar: forno elétrico, micro-ondas e churrasco. Método de preservação: geladeira e freezer. Gasto com uma semana: cerca de 880 reais.

Água no feijão Austrália

 

Butão

Em Shingkhey, uma remota vila com uma dúzia de casas no interior do Butão, a família Namgay reúne-se na sala de orações, de sua casa de três andares, para mostrar os alimentos consumidos em uma semana, pelos treze membros. Gasto com uma semana: cerca de 12 reais.

Água no feijão Butão

 

Bósnia

Na cozinha da família Dudo, em Sarajevo, vemos o casal Ensada, 32, e Rasim, 36, junto com as crianças Ibrahim, 8, Emina, 3 e Amila, 6. Métodos de cozinhar: forno elétrico, fogão a carvão e lenha. Método de preservação: geladeira e freezer. Gasto com uma semana: cerca de 390 reais.

Água no feijão Bósnia

 

Sudão

A família Aboubakar, da província de Darfur (Sudão), em frente à sua tenda, no campo de refugiados de Breidjing. D’jimia Ishakh Souleymane, 40, com a filha no colo, Hawa, de 2 anos; as outras crianças são (esquerda para a direita) Acha, 12, Mariam, 5, Youssouf, 8, e Abdel Kerim, 16. Método de cozinhar: fogueira. Método de preservação: alimentos desidratados. Gasto com uma semana: cerca de 4 reais.

Água no feijão

 

Cuba

A família Costa: Ramon Costa Allouis, 39, Sandra Raymond Mundi, 38 e seus filhos Lisandra, 16 e Fábio, 6. Método de cozinhar: fogão a gás e churrasco. Método de preservação: geladeira e o freezer do avô, que fica no quintal. Gasto com uma semana: cerca de 130 reais.

Água no feijão Cuba

 

Equador

A família Ayme, em sua casa na cidade de Tingo, uma vila perdida no meio dos Andes. Na foto vemos Ermelinda Ayme Sichigalo, 37 e Orlando Ayme, 35, cercados pelos filhos (da esquerda para a direita): Livia, 15, Natalie, 8, Moises, 11, Alvarito, 4, Jessica, 10, Orlando Junior, 9 meses, and Mauricio, de um ano e seis meses. Lúcia, de 5 anos, vive com os avós. Método de cozinhar: fogueira. Método de preservação: alimentos desidratados. Gasto com uma semana: cerca de 70 reais.

Água no feijão Equador

 

Alemanha

A família Melander: Jörg, 45 e Susanne, 43, com os filhos Kjell, 10 e Finn, 14, na cozinha de sua casa em Bargteheide. Método de cozinhar: fogão elétrico, micro-ondas e churrasco. Método de preservação: geladeira e freezer. Gasto com uma semana: cerca de 1.150 reais.

agua-no-feijao-alemanha

Tags: , , , , ,