A nutrição no relógio

Para evitar as tentações, ajuste o despertador para as suas refeições. Segundo estudo em parceria de três universidades americanas, comer sempre nos mesmos horários ajuda a consumir as opções mais saudáveis.

Leia mais:

Dieta viking – A comida pode estimular o organismo a perder peso
Light e nobre – Linguado com banana e compota de tomate

As pessoas que comem regularmente nos mesmos horários, e levam seu almoço ao invés de comer na rua, tem hábitos alimentares mais saudáveis.

Em um estudo recente, pesquisadores descobriram que estudantes universitários que comeram em casa e sempre no mesmo horário tinham melhores dietas em geral.

Eles evitaram fast food e bebidas açucaradas e comeram mais vegetais e frutas comparados com pessoas que não mantém uma rotina na hora de comer.

Ainda entre as descobertas, as pessoas que revelaram comer apressadas ou utilizando gadgets durante as refeições comeram ou compraram as opções menos saudáveis.

A pesquisa foi feita em parceria entre a University of North Carolina at Chapel Hill, St. Catherine University e University of Minnesota.

O trabalho sugere que um pouco de planejamento antecipado e desligar o celular ou a televisão são medidas que podem fazer a diferença.

“Além de considerar as escolhas alimentares, programas que visam prevenir o ganho de peso devem considerar o contexto das refeições no desenvolvimento de mensagens e orientações”, recomendam os autores.

Os pesquisadores sugerem que os governos devem desenvolver orientações para uma alimentação saudável em que o contexto das refeições seja considerado uma prioridade.

Eles ressaltam exemplos de outros países, como o Japão, onde é recomendado desfrutar de comunicação à mesa com sua família e estabelecer uma rotina saudável, mantendo horários regulares para as refeições.

O estudo foi publicado na revista científica Public Health Nutrition.

Tags: , , , ,